(Crédito: Disney / Reprodução)
(Crédito: Disney / Reprodução)
Em 1942, o primeiro personagem animado brasileiro da Disney fazia a sua estreia. Desde então, Zé Carioca vem esbanjando ginga em diversos filmes, desenhos e almanaques ao redor do mundo.
(Crédito: Disney+ / Reprodução)
Em comemoração aos 80 anos do papagaio mais carismático de todos, o Purebreak relembra um pouquinho da sua história.
Durante uma passagem pelo Brasil em 1941, Walt Disney conheceu o cartunista J. Carlos. Um ano depois, nos Estados Unidos, ele conheceu José do Patrocínio Oliveira, e trejeitos caricatos do paulista (sim, ele não era carioca) inspiraram a personalidade do que viria a ser Zé Carioca.
(Crédito: Disney / Reprodução)
Aqui no Brasil, conhecemos o personagem como Zé Carioca. Porém, em inglês, ele se chama Joe Carioca.
Zé Carioca foi criado em meio à Segunda Guerra Mundial, e se deu parte da Política de Boa Vizinhança do presidente americano Franklin Roosevelt, que queria aproximar os países latino-americans dos Estados Unidos.
(Crédito: Disney / Reprodução)
A estreia de Zé Carioca foi em "Alô, Amigos" (ou "Saludos Amigos", em inglês). No filme de 1942, o Pato Donald desembarca no Brasil e é recebido, adivinhem, pelo nosso papagaio tupiniquim.
Em 1942 também rolou o debut da nossa lenda brasileira nos quadrinhos. Sua primeira história foi "O Rei Do Carnaval".
(Crédito: Disney / Reprodução)
Desde então, o personagem vem aparecendo eventualmente em filmes, almanaques e até televisão. Sua história também foi se desenvolvendo, com personagens secundários sendo adicionados ao longo dos anos.
(Crédito: Disney / Reprodução)
(Crédito: Disney+ / Reprodução)
A produção é estrelada por Os Três Cavaleiros. Ou seja, as novas gerações poderão ver Zé Carioca em ação, ao lado de Pato Donald e Panchito, o galo mexicano. Muito legal, né?
(Crédito: Disney+ / Divulgação)
Renata Moreira
Mafê Capelli