O quanto você sabe sobre as vacinas produzidas contra a Covid-19?


O mundo ainda está lutando contra a Covid-19 e as vacinas são a única forma de prevenção atual. Infelizmente, há muita desinformação sobre o assunto, mas viemos aqui para te atualizar!


A CoronaVac, distribuída pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e a Oxford/Astrazeneca, produzida pela Fiocruz.

Qual vacina está sendo aplicada no Brasil?

Sim, ela possui 50,38% de eficácia. Ou seja, a pessoa tem apenas 50% de chances de contrair o coronavírus. A vacina também impediu que 100% dos casos se tornassem graves.

A CoronaVac é eficaz?




Entre 14 e 28 dias.

Qual o tempo de espera entre a 1ª e a 2ª doses da CoronaVac?




Sim, ela possui 70% de eficácia. É superior à CoronaVac, mas uma não é mais forte do que a outra. Ambas impedem que 100% dos casos se tornem algo mais grave.

A vacina Oxford/AstraZeneca é eficaz?





12 semanas depois da primeira aplicação.

A 2ª dose da Oxford/Astrazeneca pode ser aplicada após quanto tempo?


Sim! Muitos especialistas ainda têm dúvida sobre a imunidade natural e quanto tempo dura. Casos de reinfecções já ocorreram aqui no Brasil e em outros países.

Quem já teve Covid-19 precisa se vacinar?



Mesmo depois da vacina, as pessoas ainda podem carregar o vírus no organismo e transmiti-lo para outras. Ou seja, o uso da máscara segue sendo fundamental.

Será necessário usar máscara após a vacina?


Cientistas acreditam que a vacina pode começar a fazer efeito só 4 semanas após a 2ª dose. Então, mesmo após a vacinação, ainda permanecemos em isolamento.

Tudo volta ao normal depois da vacina?




De acordo com a OMS, uma vacina pode impedir mais de 3 milhões de mortes em um ano. Quando chegar a hora, não deixe de se vacinar!

purebreak,

jovem

imagens

produção

empoderamento

entretenimento e

Renata Beatriz

Instagram
Gettyimagens