Cuidados diários e produtos próprios para cada idade é a receita de sucesso para uma cútis saudável, mais viçosa e com menos sinais de envelhecimento. Veja dicas de skincare para o rosto em cada fase da vida.
Já ouviu a frase "prevenir é melhor do que remediar"? A verdade é que esse clichê nunca foi tão atual quando o assunto é envelhecer bem, afinal não temos muito como escapar do avanço dos anos.
A dermatologista Juliana Cassorielo, da clínica Dermalux, explica ao Purebreak que o vai diferir é iniciar os cuidados logo cedo. "Quanto antes iniciarmos os tratamentos preventivos, melhor. Inibimos o ressecamento ou efeitos da oleosidade excessiva na pele".
Se aos 15 sofremos com a oleosidade, aos 50 anos ela se torna extremamente seca. Por conta disso, a única coisa que podemos fazer é tentar que a nossa pele esteja no seu melhor em cada fase da vida. Por isso, use protetor solar.
"O fotoprotetor é um item que deve ser sempre aplicado. Os efeitos imediatos da falta do uso do protetor são uma pele bronzeada, porém, com o decorrer dos anos, os resultados demonstram na forma de envelhecimento cutâneo, perda de viço, luminosidade, firmeza e elasticidade, além do risco do câncer de pele", explica a médica.
Outra dica, é manter o sabonete, tônico e adstringente, assim como um sérum do dia. Se for iniciar algo novo, comece com o produto noturno e um de cada vez, para a pele ir se adaptando.
Juliana Cassorielo ainda aconselha a levar quatro pontos em consideração na hora em que for comprar algum produto: tipo de pele, textura do produto, sua ação e formulação.
Sabonete de limpeza facial, hidratante e filtro solar não podem faltar no skincare. Também é importante manter a cútis bem hidratada. "Para que fique equilibrada, evitando ressecamentos ou oleosidade excessiva. E o filtro solar, porque o rosto é uma das regiões mais expostas ao clima, especialmente aos raios solares", explica.
Renata Moreira
Mafê Capelli
Rahabe Barros