7 dicas para manter a saúde mental na volta ao presencial

Se em 2020 queríamos voltar às atividades presenciais, hoje isso pode dar medo e ansiedade. Falamos com a psicóloga Isabela Vieira e te damos 7 dicas para passar pelo momento com mais tranquilidade!


Quem já tinha ansiedade em locais sociais pode sentir mais, mas o medo de se contaminar e de interagir com outros está atingindo todas as pessoas. Saiba que o sentimento é válido!

1. Saiba que é normal


Locais fechados - como transporte público e salas de aula - podem causar mais ansiedade. Mas, para além do medo do vírus, nos desacostumamos a frequentar lugares cheios.


A psicóloga recomenda bolar um plano de ação para quando a ansiedade bater. "Se possível, vá para um local tranquilo, beba uma água e tente relaxar", aconselha.

2. Procure um escape


Para quem não pode sair do local que dá ansiedade, o foco na respiração é ideal. “Faça uma respiração diafragmática [...] Existem diversos vídeos no Youtube que ensinam”, afirma Isabela.

3. Respiração


Você não está sozinhe e pode precisar se lembrar disso. “Tenha o contato de alguém de confiança consigo para ligar ou mandar mensagem”, aconselha a psicóloga. 

4. Fale com alguém


Elimine outros fatores de ansiedade. Se tem medo de se contaminar, mesmo com a vacina (o que é possível), não se esqueça do álcool em gel e da máscara de proteção adequada!

5. Se proteja



“Ninguém está preparado para passar por uma pandemia", afirma Isabela Vieira. Portanto, se acolha e lembre-se que é um processo gradual. 

6. Tenha paciência

7. Peça ajuda


“Se o desconforto está atrapalhando, gerando preocupações frequentes ou ainda sintomas físicos pelo seu corpo, é interessante buscar ajuda psicológica para uma avaliação”, diz Isabela.

CONHEÇA OS SINTOMAS

Crise de ansiedade:

CONFIRA TAMBÉM:

purebreak

jovem

e ENTRETENIMENTO

empoderamento

crédito

Renata Moreira
Mafê Capelli
Luísa Araújo