Afinal, o que é um dorama? Entenda o conceito.

(Crédito: jtbc /Divulgação)


Talvez você já tenha esbarrado com produções asiáticas na Netflix, mas nunca entendeu o que faz um dorama ser diferente de uma série ou novela. Vamos te explicar tudo!

(Crédito: TVN /Divulgação)



Em resumo, doramas são produções dramatizadas da televisão japonesa. No Japão, a pronúncia da palavra "drama" soa como "dorama", por isso o nome!

(Crédito: TVN /Divulgação)



Doramas tem um formato parecido com as séries: os episódios também são semanais, e a história geralmente gira em torno apenas de um núcleo principal

(Crédito: Netflix /Divulgação)


Diferente das novelas, que costumam acompanhar vários núcleos. Por ter as suas particularidades, doramas não são nem novelas, nem séries, mas um híbrido entre os dois.

(Crédito: Netflix /Divulgação)



Os episódios dos doramas costumam ser um pouquinho mais longos do que os 40 minutos das séries ocidentais e as temporadas têm entre 10 e 20 episódios.

(Crédito: Netflix /Divulgação)


Mas se você se apaixonar por um dorama e quiser assistir várias temporadas, isso provavelmente não vai acontecer. É bem incomum que estas produções ganhem muitas continuações.

(Crédito: Netflix /Divulgação)


Geralmente, doramas têm histórias com um roteiro bem fechadinho. Elas tem início, meio e fim, sem muitos finais que deixam arcos abertos e nos prendem esperando uma sequência.

(Crédito: Netflix /Divulgação)

Todas as séries asiáticas são doramas? Tecnicamente, não. Como explicamos, "dorama" é como soa a pronúncia de "drama" em japonês. Por isso, apenas as produções do Japão são, de fato, doramas. 

(Crédito: Netflix /Divulgação)


Os dramas sul-coreanos podem ser chamados carinhosamente de k-dramas. Também existem os dramas da China, da Tailândia, do Taiwan... o que não falta é conteúdo!

(Crédito: jtbc /Reprodução)



No entanto, como foi o termo "dorama" que se popularizou pelo mundo, é bem comum que a galera acabe se referindo assim à várias produções que não são japonesas.

(Crédito: Netflix /Reprodução)

purebreak,

jovem

imagens

produção

empoderamento

entretenimento e

Renata Beatriz
Mafê Capelli

Netflix
jtbc
TVN