8 mitos e verdades sobre a pele negra segundo a especialista Katleen Conceição
Por Thaís Marques, Mafe Capelli e Renata Moreira
A pele negra tem algumas diferenças, mas quais são mitos e quais são verdades? A dermatologista Katleen Conceição, pioneira como especialista no assunto no Brasil, responde isso para a gente.
Por ter maior quantidade de melanina, a pele negra tem fator de proteção natural de 13.4, enquanto a pele branca tem o de 3.4. Mesmo assim, ainda precisa de cuidados.
1. É mais resistente à luz?
Sim! A dermatologista explica que a melanina torna a pele negra mais suscetível à luz visível, causando manchas com maior facilidade.
2. Tem maior propensão ao aparecimento de manchas e doenças?
Doenças de cicatrização anormal e manchas são comuns. Use protetor solar de no mínimo FPS 30 e reaplique a cada 3h. Outro problema recorrente é a queda de cabelo por utilização de penteados apertados.
Desista das misturinhas! Segundo Katleen Conceição, não há receitas caseiras que possam ser feitas na pele negra.
3. Receitas caseiras podem amenizar as manchas e outros problemas?
Sim, a pele negra é oleosa porque tem as glândulas sebáceas mais hiperfuncionantes. A dica da especialista é apostar em hidratantes com ácido salicílico, niacinamida e glicólico.
4. É mais oleosa?
Verdade! Além de ter um fator de proteção natural mais alto do que o da pele branca, pessoas negras apresentam fibras colágenas mais espessas.
5. É mais resistente ao envelhecimento?
Mito, mas com considerações! Pessoas negras podem fazer depilação a laser, desde que seja com um especialista.
6. Quem tem pele negra não pode fazer depilação a laser?
"O risco de queimar e causar hiperpigmentação é muito grande", explica a médica. Ela também destaca que o próprio laser precisa ser específico para proteger a melanina da pele negra.
Katleen Conceição não defende a hipótese, que virou moda, e aconselha uma consulta anual para saber em quais componentes investir.
7. A vitamina C deve ser procurada nos produtos?
Se seus produtinhos estão sendo aplicados sem a distância de três ou quatro dedos do couro cabeludo, pare agora mesmo.
8. Os produtos para cabelos crespos e cacheados aumentam a oleosidade da pele?
A prática pode piorar a oleosidade da pele negra. Segundo a especialista, o ideal é sempre usar uma substância que auxilie na remoção dessa oleosidade depois de pentear o cabelo.
A dica final que fica é antiga já, mas permanece verdadeira: procure ajuda profissional. Busque conhecimento, mas faça uma consulta com o dermatologista antes de seguir qualquer rotina.