8 livros feministas brasileiros para entender o machismo no país

(Crédito: Instagram | @bridgertonnetflix / Divulgação: Netflix / @barnabyboulton) 

A teoria é sempre o que dá base para os estudos sobre machismo e nisso os livros feministas ganham destaque. Listamos 6 deles escritos por mulheres brasileiras para entender melhor o machismo no país.


A obra é um texto autobiográfico e a reunião de artigos publicados por Djamila Ribeiro, resgatando situações cotidianas para explicar conceitos do feminismo negro.

"Quem Tem Medo do Feminismo Negro?"

(Crédito: Reprodução) 


Da mesma autora, o livro explica esse conceito que tomou a internet, mas que ainda é mal interpretado por muitas pessoas. Vale a pena a leitura e a obra é bem simples e curtinha!

"Lugar de Fala" 

(Crédito: Reprodução) 


Quer um apanhadão com assuntos e diferentes visões? O livro reúne 23 textos de autoras da Primavera das Mulheres, debatendo as novas formas que o feminismo toma na era digital.

"Você Já É Feminista"

(Crédito: Reprodução) 


Joice Berth foi a escritora brasileira que juntou as teorias para explicar o que significa o processo de se empoderar. O livro tem uma pegada leve, mais breve e bem didática.

"Empoderamento"

(Crédito: Reprodução) 


Da mesma série que o livro anterior, a Feminismos Plurais, a obra de Carla Akotirene não só explica o conceito como também alerta para a desconstrução de um feminismo global.

"Interseccionalidade"

(Crédito: Reprodução) 


As organizadoras reuniram textos marcantes, produzidos durante a ditadura, da filósofa e antropóloga Lélia Gonzalez, que é referência do feminismo negro.

"Por um Feminismo Afro-latino-americano" 

(Crédito: Reprodução) 


Heloisa Hollanda explica a quarta onda do feminismo, marcada pelo ambiente virtual, e as manifestações artísticas de jovens feministas.

"Explosão feminista: Arte, cultura, política e universidade" 

(Crédito: Reprodução) 


Jaqueline Gomes de Jesus define o conceito a partir de movimentos sociais e teorias acadêmicas. A autora ainda apresenta propostas políticas para o grupo.

"Transfeminismo: Teorias e Práticas"

(Crédito: Reprodução) 

purebreak,

jovem

imagens

produção

empoderamento

entretenimento e

Renata Beatriz
Mafê Capelli

Reprodução
GettyImagens