Entenda o que pode mudar no programa “Jovem Aprendiz”


Jornalistas trouxeram à tona uma proposta do Governo Federal que ameaça o programa “Jovem Aprendiz” e dificulta a vida de jovens que querem se inserir no mercado de trabalho.

Instaurado em 2000, o "Jovem Aprendiz" faz parte da "Lei da Aprendizagem", que determina que pelo menos 5% dos contratados por empresas de médio a grande porte sejam jovens entre 14 e 24 anos.



Se o novo projeto de lei do Governo Federal for aprovado, será criado o Regime Especial de Trabalho Incentivado, Qualificação e Inclusão Produtiva (Requip). 

Na prática, a contratação de jovens aprendizes não será mais no regime de CLT, o que significa a retirada de vários direitos importantes, como o fato das empresas não serem mais obrigadas a contribuírem com o INSS.


Esse desconto de 8% no salário dos estudantes é importante, garantindo uma série de benefícios, como tempo de contribuição para a aposentadoria, auxílio-doença, auxílio maternidade e auxílio acidente.





Se esse novo regime passar a valer, benefícios obrigatórios como o vale-transporte ou vale-alimentação podem ser cortados

DISCRIMINAÇÃO RACIAL!

DO COMBATE À

Confira 5 dados que

COMPROVAM A

IMPORTÂNCIA DO DIA

CONFIRA TAMBÉM:

purebreak

jovem

e ENTRETENIMENTO

empoderamento

crédito

Renata Moreira
Mafê Capelli
Rahabe Barros