Já sonhou em fazer um intercâmbio? Apesar de incrível, a decisão requer um longo processo de decisão. O Purebreak conversou com pessoas que já passaram por isso e separou 5 dicas para te ajudar!
Pode parecer óbvio, mas você precisa pensar apenas no que faz sentido para você. Seguir o que os outros querem é a receita para se decepcionar no futuro.
"Não entra na onda só porque todo mundo faz. Pense com calma para onde ir, com quem ir”, explica Manuela Almada, que morou em Portugal.
Ir pra um intercâmbio significa estar sozinhe, com responsabilidades. "Foi a minha primeira vez cuidando de mim de verdade”, diz Nathalia Marques, que esteve em Malta.
Pesquise sobre tudo! De leis, seguros, hábitos, preços e horários de funcionamento dos estabelecimentos. Carolina Nunes morou 1 ano na Austrália e dá a dica: “Faz a diferença”.
É bom entender o que você quer alcançar com o intercâmbio. Aprender uma língua, conhecer outra cultura, se profissionalizar para o mercado, se divertir? Defina as prioridades.
Sofia Latgé foi para Suécia, no inverno, e é a prova viva que você vai se adaptar, apesar das dificuldades. “Até com o frio você consegue viver depois”, diz.
(Crédito: Aimee Spinks/Starz/Divulgação)
Renata Moreira
Mafê Capelli
Luísa Araújo