de 2004 até 2021, relembre a linha do tempo do movimento
O movimento #FreeBritney vem chamando cada vez mais atenção, mas engana-se quem pensa que é uma ação recente. Veja a linha do tempo completa do movimento que exige a liberdade de Britney Spears.
Britney já se rebelava contra a equipe. Dentre os atos “desaprovados” pelo time estavam a liberação do single “Mona Lisa” para as rádios e o casamento com Kevin Federline, pai de seus filhos.
2004
Um ano divisor de águas. Britney anuncia o divórcio com Kevin, é flagrada raspando a cabeça, agride um paparazzo e em janeiro de 2008, é internada em uma clínica psiquiátrica.
2007
(Crédito: Daily News / Reprodução)
Considerada “incapaz” pela corte, Britney foi posta sob tutela. Agora seu pai, Jamie Spears, controla os assuntos pessoais e decisões financeiras, junto do advogado Andrew Wallet.
2/2008
(Crédito: Reprodução)
Estreia o documentário “Britney: For The Record”, no qual a cantora fala sobre nunca ser ouvida pelo seu time. Começa a nascer o #FreeBritney, exigindo maior autonomia para a artista.
11/2008
(Crédito: Reprodução)
Britney trabalhou muito! Lançou álbuns icônicos como “Femme Fatale” e “Glory”, foi jurada no “The X-Factor” e, em 2017, fez a residência “Piece of Me” em Las Vegas com quase 250 shows.
2009 - 2018
Britney cancela sua 2ª residência em Las Vegas, “Domination”, por motivos de saúde de seu pai. O podcast "Britney's Gram" intensifica suspeitas de que Britney era forçada a trabalhar.
1/2019
Ainda no "Britney's Gram", um advogado próximo à família Spears disse que o cancelamento se deu para castigar Britney porque ela se recusou a tomar um remédio que os tutores queriam.
Jamie Spears renuncia ao papel de tutor de assuntos pessoais, ficando responsável apenas pelo financeiro de Britney. Em seu lugar entra a especialista em tutelas Jodi Montgomery.
9/2019
(Crédito: Reprodução)
A estreia do documentário “Framing Britney”, produzido pelo The New York Times, traz à tona diversos abusos da tutela. Porém, ninguém da família Spears participou.
2/2021
(Crédito: Reprodução)
Britney dá depoimento aberto e pela 1ª vez fala sobre as torturas que sofreu - foi forçada a trabalhar, se medicar e proibida de ver os filhos. A cantora quer a retirada do pai como tutor.
6/2021
(Crédito: Reprodução)
Porém, em 1º de julho, a corte americana decide pela permanência de Jamie Spears no papel tutor de assuntos financeiros de Britney.
(Crédito: Reprodução)
No dia 12, Jamie Spears renuncia à tutela, retirando-se completamente do controle de Britney Spears. Esse é um dos maiores passos do #FreeBritney, mas ainda há um longo caminho pela frente.