Por: Izabella Ravizzini, Mafe Capelli e Renata Moreira
A menstruação ainda é vista por muitos como um tabu, um assunto para se evitar. Já chegou a hora disso mudar, não é mesmo?
O processo faz parte do ciclo reprodutivo feminino, é algo natural e não deve ser visto como um problema. Não, a menstruação não é "suja" e nem motivo para vergonha.
Como a sociedade evita discutir a menstruação de forma natural, todos os outros assuntos que a permeiam acabam ficando esquecidos.
E este é um dos principais motivos para tantas mulheres sofrerem com a pobreza menstrual. Isto é: não terem acesso aos produtos sanitários necessários durante a menstruação.
Também falta o acesso a médicos, medicamentos, uma educação sexual de qualidade e até mesmo espaços seguros e higiênicos.
No Brasil, 1,5 milhão de mulheres em situações vulneráveis vivem em casas sem banheiros. Nas escolas, 213 mil meninas não têm acesso a banheiros em boas condições.
A situação se agrava ainda mais no caso de mulheres no sistema penitenciário, que não recebem absorventes o suficiente e acabam colocando suas saúdes em risco, tendo que utilizar materiais inadequados.
Apesar da ONU ter reconhecido o direito das mulheres à higiene menstrual como uma questão de saúde pública e de direitos humanos, a pobreza menstrual ainda é uma realidade para muitas.