Comunidade LGBTQIAP+ na TV: 

7 momentos marcantes 

A comunidade LGBTQIAP+ ainda não tem a representatividade que merece na televisão, mas aos poucos isso está mudando. Confira 8 momentos que marcaram a história da TV brasileira! 

1º beijo lésbico

(Crédito: TV Tupi / Reprodução)

O 1º beijo entre duas mulheres na TV do Brasil rolou em 1963, na novela “A Calúnia”, da TV Tupi. As atrizes que protagonizaram o momento foram Vida Alves e Geórgia Gomide.

Amor LGBTQIAP+ na Globo

(Crédito: TV Globo / Reprodução)


Para rolar um beijo entre dois homens na Globo demorou muito! Foi só em 2013, em “Amor à Vida”, com Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso).

Casal lésbico em novela

(Crédito: TV Globo / Reprodução)


Em compensação, a novela “Babilônia” surpreendeu, colocando um beijo entre o casal Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) no 1º capítulo. 

Beijo gay no “BBB”

(Crédito: TV Globo / Reprodução)


Apesar de durar há muitos anos, o “BBB” só foi ter um beijo de língua entre dois homens na edição de 2021, com Lucas Penteado e Gil do Vigor. 

Personagem travesti

(Crédito: TV Globo / Reprodução)


Um ícone para a comunidade LGBTQIAP+, Rogéria fez Ninete, uma personagem travesti na novela “Tieta”, que foi ao ar na década de 1980. 

Homens trans em destaque

(Crédito: TV Globo / Reprodução)


“A Força do Querer”, de 2017, mostrou com profundidade a história de Ivan (Carol Duarte), um menino trans que passa pela transição. O roteiro foi inspirado em história real!

Bejo entre trans e cis

(Crédito: TV Globo / Reprodução)


Já “Salve-se Quem Puder” teve o 1º beijo entre homem trans e mulher cis, dando uma lição sobre identidade de gênero e orientação sexual (que não são a mesma coisa). 

Confira também:

(Crédito: Getty Images)

É E POR QUE É

PREJUDICIAL À

COMUNIDADE LGBTQIAP+

Queerbaiting: o que

e entretenimento

jovem

empoderamento

Purebreak

crédito

Renata Moreira
Mafê Capelli
Luísa Araújo