bell hooks, referência no feminismo negro - que usava seu nome em letra minúscula, para dar foco ao seu conteúdo - morreu na última quarta-feira (15), aos 69 anos.
A autora estadunidense deixou muitos textos e mais de 40 obras literárias, que ajudaram a moldar o feminismo atual. Veja 6 livros para conhecer seu trabalho!
Em um dos livros mais famosos, hooks explica o feminismo didaticamente. A autora mostra como todas as pessoas, independente do gênero, são afetadas pelo machismo.
1. “O feminismo é para todo mundo”
(Crédito: Editora Rosa dos Tempos / Reprodução)
Além de autora, doutora e ativista, bell hooks era professora. Neste livro, ela fala da importância da educação para mudarmos o mundo.
2. “Ensinando a transgredir"
(Crédito: Reprodução)
Nesta obra, hooks disserta sobre o amor, em todas as suas formas. Ela também explica porque é um sentimento capaz de curar e revolucionar a sociedade.
3. “Tudo sobre o amor”
(Crédito: Reprodução)
O título vem do discurso de Sojourner Truth, mulher escravizada nos EUA no século XIX. O livro aborda a vivência da mulher negra, muitas vezes ignorada pelas brancas.
4. “E eu não sou uma mulher?”
(Crédito: Editora Rosa dos Tempos / Reprodução)
A coletânea de textos escritos na década de 80 analisa diferentes peças do entretenimento - incluindo filme de Spike Lee - para entender as transformações que podem ocorrer com a cultura.
5. “Anseios”
(Crédito: Reprodução)
Essa outra coletânea apresenta mais de 20 ensaios de hooks sobre a importância de quebrar o silêncio sobre opressões políticas, principalmente quando se é uma mulher negra.