FALTA REPRESENTATIVIDADE!

Apenas 7 atores negros foram protagonistas nas novelas da TV

(Crédito: Rede Globo / Divulgação)

A TV existe no Brasil desde 1950 e muitos artistas talentosos ainda ocupando a posição de coadjuvantes. É possível contar nos dedos quantos negros estiveram como personagens principais nas novelas. Veja!



Taís Araujo é considerada a primeira negra protagonista de uma novela em horário nobre da TV Globo, quando estrelou "Viver a Vida", em 2009.

1.

(Crédito: Rede Globo / Divulgação)

No entanto, ainda pelos anos 90, Taís Araujo já trazia representatividade em "Xica da Silva", transmitida pela Manchete entre setembro de 1996 e agosto 97. “Não posso ser a única opção de protagonista, isso é uma mentira. Essa é a minha batalha hoje em dia”, disse.

2.

(Crédito: Rede Globo / Reprodução)



Lázaro Ramos foi um dos protagonistas da novela "Cobras e Lagartos". Ele e Taís Araujo querem mais representatividade para que os filhos tenham mais senso de justiça e prosperidade em suas gerações.

3.

(Crédito: Rede Globo / Divulgação)





Camila Pitanga foi protagonista pela primeira vez em "Cama de Gato", estrelou "Babilônia" e sua última trama foi em "Velho Chico", quando viveu Maria Tereza em 2016

4.

(Crédito: Rede Globo / Reprodução)



Camila Pitanga disse que perguntas a respeito de sua cor de pele são recorrentes e afirmou que se identifica, sim, como uma mulher negra: “Eu não consigo nem dar nome a isso, porque na verdade isso é racismo”.

5.

(Crédito: Reprodução)


Aline Dias foi a primeira protagonista negra da história de "Malhação" e demorou 21 anos para o feito acontecer na trama teen: “Estou feliz de o negro ganhar cada vez mais espaço na TV. Ainda falta muito, mas é um passo importante”.

6.

(Crédito: Rede Globo / Divulgação)





Heslaine Vieira deu vida a Ellen, uma jovem negra, da periferia de São Paulo e que teve pouco acesso à educação de qualidade em “Malhação : Viva a Diferença". 

7.

(Crédito: Rede Globo / Divulgação)







David Junior, de  “Bom Sucesso”, fala sobre chegar ao protagonismo com muita luta: “É uma estrada bem doída”.

8.

(Crédito: Rede Globo / Divulgação)

David Junior reconhece sucesso em estrada iniciada por outros artistas negros, como Romeu Evaristo, Ruth de Souza, Zezé Motta e Antonio Pitanga: “Essa galera foi militante num lugar em que o único símbolo que tínhamos da mulher negra era no carnaval rebolando”.

9.

(Crédito: Rede Globo / Divulgação)

Lidi Lisboa conquistou o protagonismo de "Jezabel", dando vida a poderosa e malvada rainha da trama da Record. Segundo informações, por pouco o papel não foi parar na mão de atrizes brancas, como Camila Rodrigues e Giselle Itié.

10.

(Crédito: Record / Divulgação)

DESTAQUE

QUE MERECEM MAIS

PERSONAGENS NEGROS

Marvel: Confira 7

CONFIRA TAMBÉM:

(Crédito: Marvel Studios / Divulgação) 

purebreak

jovem

e ENTRETENIMENTO

empoderamento

crédito

Renata Moreira
Mafê Capelli
Rahabe Barros